sexta-feira, 29 de abril de 2011

Biografia

                          Deodoro Azevedo nasceu em Barra de São João , hoje município de Casemiro de Abreu,Estado do Rio de Janeiro,no dia 22/08/1891.  Era filho de Felix Antunes de Azevedo e Luíza Attônica das Dores Azevedo. Foi casado com Núbia Figueiredo Azevedo, de cuja união deixou 07 filhos: Elza, Walther,Renato , Estella , Mauro , Fernando e Núbia, todos nascidos e criados em Cabo Frio.
                                   Aos 04 anos de idade, em companhia de sua mãe Luiza, veio para Cabo Frio, onde contraiu matrimônio e permaneceu até os seus últimos dias.
                                    Desde a sua infância, orientado por seu irmão mais velho e responsável pela família - Antônio da Cunha Azevedo, dedicou-se ao trabalho, exercendo várias atividades, até se tornar comerciante, nesta cidade. Fez o antigo curso primário no Colégio do Professor Domingos Marques de Gouvêa.
                                    Participou intensamente da vida social, política e artística da comunidade cabofriense. Foi grande colaborador na construção do Hospital Santa Izabel. Auxiliou na campanha da construção do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Foi um dos fundadores do Tamoyo Esporte Clube, agremiação a que serviu durante toda a sua vida, com trabalho, carinho e amor. Tomou parte da fundação da Sociedade Musical Santa Helena, entidade que, até hoje, presta serviços relevantes à cultura artística , em nossa terra.
                                             Ainda menino, demonstrou pendor musical. Como músico amador,a flauta foi o instrumento de sua preferência. Integrou o Côro Santa Cecília e organizou o Conjunto musical do Tamoyo, para abrilhantar as suas festas sociais. Na sua mocidade, fez parte do Grupo Teatral do Tamoyo, sob a direção de seu irmão Nico Felix. Escreveu a Revista "Viva a Folia", deixando, também, algumas composições musicais.
                                              Com Anibal Amador do Valle, fundou o jornal "O Raio X".
                                               Foi político. E, como político, sempre agiu com lealdade.Foi amigo de seus amigos e companheiros, sendo respeitado por todos os seus adversários. Foi vereador por diversas legislaturas, tendo colaborado para o progresso e desenvolvimento de Cabo Frio, terra que sempre amou.
                                               Na defesa dos seus ideais, perseverou até o fim.
                                               No dia  05 de junho de 1971, com 80 anos, faleceu no Hospital Santa Izabel, neste município, deixando no coração de cada amigo ou parente, uma grande e profunda saudade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário